segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A absorção da cor luz

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Conhecer como funciona a cor luz • A soma das cores luz • O reflexo das cores no olho humano • Construir na prática um diagrama de Newton
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Cores primárias e secundárias
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:
O professor deve iniciar a aula relembrando a Teoria da Cor, quais são as cores primárias e secundárias, o que são cores luz e cor pigmento. O foco da aula são as cores luz, entretanto, uma forma de exemplificá-las é dizer que as cores pigmentos são utilizadas na indústria gráfica, nas tintas de pintar parede, tintas automotivas, tinta guache, entre outras. Já a cor luz esta presente na tela da Televisão, no monitor do computador, na tela do celular, entre outros objetos.
Para contextualizar na prática, como funciona a cor luz e o reflexo no olho humano, o professor pode utilizar um simulador, disponível no Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem, no endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1639




Para exemplificar aos alunos como é feita a soma das cores, o professor pode utilizar o vídeo abaixo: O Mago da Física – Luz e Cores :

Ao debater o vídeo o professor pode questionar os alunos sobre o efeito das luzes nos pinheirinhos de natal, nos shows, nos fogos de artifício, entre outros.

As escolas que dispõem de um laboratório de informática, o professor pode utilizar o simulador “Cor Luz”. Com ele os alunos podem aprender, utilizando o computador, a simulação de mistura de cores. Nesta simulação o aluno é convidado a manipular os coeficientes de três cores básicas que misturadas, de forma aditiva, formarão todas as cores possíveis. A matemática por traz deste fenômeno físico de adição de luzes coloridas e de intensidades variadas, é simples e poderosa, basta somar linearmente seus coeficientes em todas as combinações, que obteremos vetorialmente todas as cores possíveis.
O simulador est á disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/860



Atividade 2:

Agora é hora dos alunos trabalharem, vamos confeccionar um Disco de Newton com sucata:
Para desenvolver a atividade peça para os alunos ou reserve os seguintes materiais: cartolina branca ou papelão (não pode ser muito grosso ou substituí-o por papel cartão branco), compasso, giz de cera ou papel colorido nas 7 cores do arco-íris, tarraxa, espeto para churrasco, cola branca, tesoura.

Caso o professor queira exemplificar para os alunos a atividade, existe um Tutorial interativo no EscolaBR (disponível em http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/disco_de_newton.swf) o vídeo no youtube “Disco de Newton”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=dmZG2UWZHuY&feature=related


Os alunos podem trabalhar em grupos ou realizar a tarefa individualmente. O importante é utilizar as cores corretas, e depois de pronto entender o processo, isto é, que a cor branca significa a soma das cores.

Sugestão de Avaliação

Critérios Ótimo Bom Médio Refazer
Participação Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado. Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo. Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo. Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso.
Qualidade no trabalho Trabalho bem acabado e criativo. Trabalho bem acabado. Precisa melhorar o acabamento. O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta.
Utilização de materiais e cores Utilizou os materiais com qualidade e criatividade.
Utilizou as cores certas.
 
Utilizou os materiais com qualidades e as cores certas. Utilizou as cores certas, utilizou apenas materiais básicos. Não utilizou as cores certas, utilizou materiais inadequados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Texto sobre cor luz na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor-luz Texto sobre Teoria da Cor na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores
Avaliação
Antes de iniciar as atividades defina junto com os alunos quais serão os critérios que serão avaliados, fazendo com isso com que todos os estudantes compreendam o que se espera deles ao final da(s) aula(s). Como sugestão verifique a tabela nas Estratégias e Recursos da Aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário